Cacos UFPR

O Cacos UFPR é Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPR.
Fundado em 8 de agosto de 1986, o Centro Acadêmico é a entidade oficial representativa do curso de Comunicação Social e suas três habilitações (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) e é formado por todos os alunos do curso, que têm o direito (e, por quê não, o dever) de sugerir, questionar e construir o C.A.

Diretoria

O Cacos possui uma diretoria que é composta, oficialmente, por 10 membros eleitos no primeiro semestre para uma gestão de um ano.

A função da diretoria é a de manter o [[Centro Acadêmico]] ativo, atuando de acordo com o seu estatuto, que conta com princípios de atuação dentro da Universidade, como as lutas pela liberdade de expressão, pela qualidade de ensino no curso, por um ensino público, gratuito e de qualidade; garantir a autonomia do movimento estudantil de organizações externas (como empresas, partidos políticos e reitoria).

Atualmente, a diretoria do Cacos é formada pela gestão Macacos Novos com os seguintes cargos:

Presidente: Carolina Leal

Vice-presidente: Stevan Sehn

Secretária: Thaíse Mendonça

Tesoureira: Antonella Iacovone

Diretora de Assuntos Acadêmicos: Naiady Piva

Diretor Cultural: César Souza (Guto)

Diretor de Esportes: Rodrigo Simões

Diretor de Imprensa e Comunicação: Guilherme Paccola (Tiozão)

Diretor de Movimento Estudantil: Rafael Costa

Diretora Social: Jaqueline Pinto

Diretora de Jornal: Iasa Monique

Diretor de Jornal: Chico Marés

Diretora de PP: Monise Machado

Diretor de RP: Tiago Cegatta

Enecos

A Enecos é a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social.
É a entidade máxima dos estudantes deste curso e maior espaço do MeCom (Movimento estudantil de comunicação).
Assim como o Cacos, ela representa e é constituida/construída por todos os estudantes de Comunicação Social, porém não apenas os da UFPR, os do Brasil todo.

A entidade foi fundada em 1991, no Enecom (Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) Curitiba.

A atuação da Enecos durante o ano segue de acordo com as deliberações do seu Congresso, o Cobrecos. Além desse espaço deliberativo, a Executiva possui outros como o Enecom (Encontro Nacional), Erecons (Encontros Regionais), Conecom (Conselho Nacional de Entidades de Base) e Corecoms (Conselhos Regionais de Entidades de Base) sendo os últimos dois também deliberativos, mas sem poder passar por cima das deliberações do Congresso.

A Executiva possui dois eixos principais: Democratização dos Meios de Comunicação e Qualidade de Formação em Comunicação. Para que a Executiva funcione, ela possui uma coordenação eleita anualmente em eleições diretas nas escolas filiadas, além de GETs (Grupos de Estudo e Trabalho) dos quais qualquer estudante de Comunicação pode participar, por listas de discussão e espaços nos encontros da Executiva. Os GETs são os seguintes:

*Políticas de Comunicação (rb.moc.sopurgoohay|soceneacinumoc#rb.moc.sopurgoohay|soceneacinumoc)

*Políticas de Finanças (rb.moc.sopurgoohay|sacnanif_ed_teg#rb.moc.sopurgoohay|sacnanif_ed_teg)

*Democratização da Comunicação (rb.moc.sopurgoohay|3002oacazitarcomed#rb.moc.sopurgoohay|3002oacazitarcomed)

*Qualidade de Formação em Comunicação (rb.moc.sopurgoohay|moc_amrof#rb.moc.sopurgoohay|moc_amrof)

*Combate às Opressões (moc.spuorgoohay|seosserpo#moc.spuorgoohay|seosserpo)

*Movimento de Base (rb.moc.sopurgoohay|esabedotnemivom#rb.moc.sopurgoohay|esabedotnemivom)

Links externos

Sítio do Cacos

Sítio da Enecos

FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação)

FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas)

ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas)

ABP (Associação Brasileira de Propaganda)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.