Enecos

A Enecos é a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social.
É a entidade máxima dos estudantes deste curso e maior espaço do MeCom (Movimento estudantil de comunicação).
Assim como o Cacos, ela representa e é constituida/construída por todos os estudantes de Comunicação Social, porém não apenas os da UFPR, os do Brasil todo.

A entidade foi fundada em 1991, no Enecom (Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) Curitiba.

Encontros

Cobrecos: O Cobrecos (Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social) acontece todo início de ano e é a instância máxima de deliberação da Executiva. Qualquer estudante de Comunicação pode participar como delegado ou ouvinte, porém apenas os delegados têm poder de voto nas plenárias.

O Cobrecos decide, anualmente, a linha política da Enecos e, a cada dois anos, tem o poder de alterar o estatuto desta. As deliberações do Congresso desse ano podem ser lidas aqui

Conecom: É o conselho de Entidades de Base e acontece, ordinariamente, dentro do Enecom.

Enecom: O maior encontro da Enecos, o Encontro Nacional costuma contar com cerca de 1500 participantes e ser realizado no mês de julho.

Erecom: Os encontros regionais, costumam se restringir a uma das nove regionais, mas pode abranger mais de uma.

Costumam ocorrer no primeiro semestre e são similares aos Encontros Nacionais, mas visam a organização em nível regional.

GETs

A Enecos tem uma estrutura que visa ser o mais democrática e abranger o maior número de estudantes de Comunicação possíveis.

Para isso existem os Grupos de Estudo e Trabalho (GETs), cuja função é a de aprofundar o conhecimento em temas específicos do MeCom e formular políticas de atuação para a Enecos (como projetos, propostas, cartilhas, etc).

Qualquer estudante de Comunicação pode participar pelas listas de discussão e/ou espaços nos encontros da Executiva.

Os GETs são os seguintes:

*Políticas de Comunicação (rb.moc.sopurgoohay|soceneacinumoc#rb.moc.sopurgoohay|soceneacinumoc)

*Políticas de Finanças (rb.moc.sopurgoohay|sacnanif_ed_teg#rb.moc.sopurgoohay|sacnanif_ed_teg)

*Democratização da Comunicação (rb.moc.sopurgoohay|3002oacazitarcomed#rb.moc.sopurgoohay|3002oacazitarcomed)

*Qualidade de Formação em Comunicação (rb.moc.sopurgoohay|moc_amrof#rb.moc.sopurgoohay|moc_amrof)

*Combate às Opressões (moc.spuorgoohay|seosserpo#moc.spuorgoohay|seosserpo)

*Movimento de Base (rb.moc.sopurgoohay|esabedotnemivom#rb.moc.sopurgoohay|esabedotnemivom)

Democratização da Comunicação

Esta seção está em construção. Ajude editando-a.

Qualidade de Formação

A Enecos em 2007

A atuação da Enecos em 2007 foi definida no Cobrecos São Paulo, entre 14 e 21 de janeiro, contando com 45 delegados. A prioridade do ano será educação, na luta para barrar a Reforma Universitária.

As principais deliberações políticas nos eixos da Executiva foram:

*Sociedade: A favor da superação do capitalismo, sendo contra as reformas neoliberais do governo Lula (principalmente a Reforma Universitária).

Contra qualquer tipo de opressão e suas representações. Contra a destruição do meio ambiente pelo sistema capitalista e À favor do ecossocialismo.

*Educação: Por um ensino público, universal, laico, gratuito e de qualidade em todas as suas instâncias. Contra todas as medidas da Reforma Universitária (ProUni, Sinaes, Lei de Inovação Tecnológica, PL7200/06, entre outros).

*Comunicação: Direito de informação e comunicação a tod@as. Contra as renovações "automáticas" das concessões de televisão e rádio. Apoio à mídia independente e popular.

A favor de um sistema brasileiro de TV e rádio digital, contra a política de comunicação do Ministro Hélio Costa.

*Movimento Estudantil: Atuação nos espaços da UNE com o objetivo de disputar a sua base e atuação em conjunto com a Conlute, sem participar da sua contrução.

Expansão da atuação da Enecos na base, junto às Entidades de Base.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under GNU Free Documentation License.